Vale a pena gastar?

Estive pensando nos meus gastos e se valem ou não a pena, se tudo que compro uso e se vale o que pago. E acabei chegando a algumas conclusões que ajudam a saber se é gasto com futilidade ou investimento.
Sabe aquelas perguntinhas básicas que devemos fazer antes de comprar? Acho elas super importantes, é sempre bom ter consciência. É bom se perguntar por quanto tempo vai usar, se vai enjoar, se é de qualidade, se tem outra parecida, se é uma tendência que passa rápido, etc. Parecem perguntas bobas, mas ajudam a gente a refletir sobre o que vale a pena ou não comprar.
E muitas vezes não é só o preço que se leva em consideração, não é só por algo ser barato que vale a pena, ás vezes vale muito mais a pena gastar o dobro em algo que vai durar muito mais e que vai ser mais usado. Muitas vezes gastamos por impulso e é muito importante pensar antes de comprar.
E tem um cálculo que pode ajudar. Mas o que? Envolvendo matemática nisso letícia? Sim, acreditem! Um cálculo pode ser útil na vida de consumidora, conheci ele no Fashionismo e adotei pra vida! E na verdade é bem simples, é só dividir o preço pelo número de usadas na semana, mês, que seja e dividir de novo por 12 se for mês, 52 se forem semanas e assim por diante. Exemplificando: Se algo custa R$500 e você vai usar 2 vezes por semana, é só dividir 500 por 2 e depois dividir o 250 por 52, assim você estaria gastando R$4,80  por usada ao ano. Entenderam? O que faz valer muito a pena pagar mais em algo que você vai usar mais do que pagar menos em algo que praticamente não vai usar. 
Espero que esse post ajude vocês a serem compradoras mais racionais!

7 comentários:

  1. Eu acho que você está certa. Eu vejo isso com as bolsas, elas duram muito mais.. Beijos
    www.chocolatecommenta.com

    ResponderExcluir
  2. Eu às vezes sou pão dura, mas quando é por algo que sei que será usado, principalmente eletrônicos, materiais de aula e móveis eu pago. Mas roupas, sapatos e afins fico com pena ehhehehe

    http://blogdezoitoeagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É até bom ficar com pena, assim pensamos melhor, né? Hahah

      Excluir
  3. adorei o post
    so compro quando eu gosto e sei que vou sempre usar,e nao porque esta na moda,e depois que passa fica encostado e perde dinheiro
    www.garotasemfrescura.com

    ResponderExcluir
  4. Eu tento sempre seguir esta linha de racioncío para não desperdiçar dinheiro. Tento me controlar ao máximo, e as vezes, saio para comprar, mas no meio do caminho penso se realmente preciso daquilo e desito. Prefiro aplicar meu dinheiro em algo que seja bom e que de fato, vai me trazer algum benefício.

    Seguindo seu blog e curtindo sua página.

    http://lolitasmake-up.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ai, adoro leitoras conscientes! Hahaha ♥

    ResponderExcluir